quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Autógrafos "Living Will" FIBDA


Eu e a Joana Afonso vamos estar presentes no Fórum Luís de Camões (no âmbito do Festival de Banda Desenhada da Amadora) para autografar o primeiro número da série de mini-comics "Living Will" nos dias 2 (Sábado), 3 (Domingo) e 9 (Sábado) de Novembro, das 17h às 18h.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

"Tarde de Verão"


Prancha feita para o fanzine Efeméride do Geraldes Lino, com o tema "Heróis de BD no século XXI".

Tive e tenho muitos, mas como resposta ao desafio, decidi escolher a mais emblemática obra de Bill Watterson. “Calvin & Hobbes” é muito mais do que uma série de BD’s divertidas onde crianças falam como adultos (prática eternizada anos antes com os “Peanuts” de Schulz). Muito mais do que uma pausa para o humor num jornal carregado de notícias sérias e cinzentas. É um ensaio impressionante sobre memória e criatividade, tão profunda e completa que considero ser dos mais dignificantes testemunhos artísticos da história do Homem. O que me entusiasmou há muitos anos atrás, quando permiti que este universo me invadisse, é aquilo que me entusiasma hoje. Fala com uma parte de mim que não muda, passe o tempo que passar.

Além disso, fiz desta prancha uma modesta homenagem ao meu avô.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

"Living Will" na Praça da Alegria


Estive hoje no programa Praça da Alegria da RTP1, no âmbito do Festival de BD da Amadora, a falar do primeiro número de "Living Will", série de mini-comics ilustrada pela Joana Afonso e editada pela Ave Rara. Cliquem na imagem para ver a peça (a partir dos 27 minutos).

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

"Living Will #1" Domingo 16h FIBDA


A apresentação, moderada pelo Gabriel Martins, contará com a minha presença e com a da Joana Afonso. Das 17h às 19h estaremos na zona dos autógrafos e os primeiro 30 exemplares receberão uma surpresa.

Até já.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Apresentação LIVING WILL #1



Caros amigos, a apresentação do primeiro número da série Living Will, a primeira segundo a minha chancela Ave Rara, ocorrerá no próximo Domingo dia 27 de Outubro pelas 16 horas no Fórum Luís de Camões (durante o Festival Internacional de BD da Amadora).




“No dia em que perde o seu animal de estimação, Will apercebe-se que já não lhe restam razões para viver. Ao longo dos seus oitenta e dois anos foi um homem de ligações fortes e de um grande amor, mas hoje o dia-a-dia é povoado por conversas fortuitas e memórias coleccionadas numa velha pasta cheia de desenhos, textos e recortes. É ao admirá-la uma última vez que decide qual vai ser o seu derradeiro desafio: acertar todas as pontas soltas que ficaram ao longo do seu percurso e não deixar nada por dizer. Morrer em paz será o seu último testamento. Mas cedo vai perceber que, na vida, entre o preto e o branco há toda uma variedade de cinzentos.”



Living Will é uma série de 7 mini-comics de 16 páginas, integralmente em inglês, com argumento meu e arte de Joana Afonso.
Cada uma das edições desta série será a duas cores (preto e um tom distinto, respeitando a ideia de arco-íris). Este conceito está relacionado com a narrativa e representa a emoção primordial da parte da história em questão.




O primeiro número, a introdução, é vermelho. E é o pontapé de saída numa aventura que promete uma mensagem forte, com momentos surpreendentes.




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




A Ave Rara aterrou não se sabe bem vinda de onde, mas o certo é que não tem intenções de migrar tão cedo... Criada por mim e pela designer Sofia Mota, pretende ser uma marca para a publicação de mini-comics nacionais escritos noutras línguas: entre o inglês, o francês ou o espanhol.

Com Living Will está lançada a primeira pedra, mas terá mais séries com outros artistas e uma política activa e dinâmica para promover os seus autores sobretudo além-fronteiras, embora sem desencorajar os leitores portugueses.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Não é BD, mas também é meu...


video


Bom vinho caseiro, boa onda e o Bairro Alto ali tão perto...
O que se pode querer mais?

Serão todos bem-vindos.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

terça-feira, 8 de outubro de 2013

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

HAWK cada vez mais perto...





"HAWK", o álbum que escrevi para a Kingpin Books, já tem as suas 78 páginas desenhadas pela mão de Osvaldo Medina. Está agora na fase da cor e legendagem e podemos esperá-lo no início do próximo ano.

Não vou falar muito mais dele de momento (ficam apenas algumas pranchas soltas para aguçar a curiosidade) mas é essencial dizer que se trata de uma história importante para mim a vários níveis. Tem laivos de dedicatória, de autobiografia, de retrato social... O argumento é uma fatia de mim próprio enquanto pessoa e autor, na dicotomia entre a prisão e a liberdade. E, no fundo, tudo se resume a isso.

Vou dando notícias e anunciando novidades.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

TLS WEBMAG #3 Outubro/Novembro (em breve)


A nova webmag (com capa de Nuno Duarte) está em fase de paginação e será colocada online gratuitamente na próxima terça-feira 8 de Outubro.

Como destaque: o "making of" (ou "feitura" como apelidaram os autores) do jogo Inspector Zé e Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa da Nerd Monkeys com ilustração de Nuno Saraiva, a conclusão da BD "Cidade Suja" de Pepedelrey, apresentação do álbum "Comic Transfer" de Ricardo Cabral e Till Lassman, muitas novidades e trabalhos dos membros do TLS

Até para a semana!

(quem quiser fazer parte da mailing list, envie um mail com o subject "adicionem-me" para thelisbonstudio.mail@gmail.com)